Dicas sobre como “chutar” certo em provas de concursos

By   05/11/2008

O ideal é que o candidato esteja sempre preparado para responder todas as questões conscientemente e nunca precise chutar. Passar em um concurso público chutando todas as questões é estatisticamente muito mais difícil do que acertar na loteria.

Mas quase sempre tem uma ou outra questão que o candidato não faz a menor idéia de qual resposta é a certa, nesses casos não resta outra alternativa a não ser chutar mesmo.

Para isso se o candidato souber algumas técnicas, pode acabar aumentando a probabilidade de acertar essas questões no chute:

1º Dica – Eliminação
Primeiramente o candidato deve verificar se existe alguma questão com uma resposta absurda ou visivelmente errada, pode parecer simples, mas isso aumenta muito a sua probabilidade de acertar. Por exemplo: em uma questão com 5 alternativas, a probabilidade de acerto é de 20%, caso seja eliminado uma alternativa a probabilidade aumenta para 25%.

2º Dica – Repetição
Verifique se há respostas que se repetem, caso existam, estas tendem a ser as corretas. Por exemplo:
A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco
Note que as palavas Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

3º Dica – Semelhança
Geralmente o examinador tende a tentar confundir o candidato colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta. Com isso as alternativas que são muito semelhante a outras provalmente conterão a alternativa correta. Por exemplo:
A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5
D) 18,2
E) 20,5
Nesse caso a alternativa B é semelhente ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

4º Dica – Generalização
Desconfie de toda alternativa que generaliza um determinado assunto, aqui vale a máxima que toda regra tem a sua exceção, quando houver alternativas desse tipo elas tem maior probabilidade de estarem erradas. Segue alguns exemplos de palavras que generalizam assuntos: nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total.

5º Dica – Distribuição
Essa dica não é tão eficiente quanto as primeiras, mas pode ajudar em alguns casos. Estatisticamente, a banca examinadora tende a distribuir igualmente as respostas conforme a quantidade de alternativas e questões da prova. Por exemplo, se cada questão contém 5 alternativas e a prova contém 50 questões, provavelmente o examinador colocará 10 alternativas A, 10 B, 10 C, 10 D e 10 E. Então, quando for chutar, vale a pena contar quantas respostas já foram assinaladas para cada alternativa, a que tiver menos respostas deve ser o palpite. Mas caso tenha já muitas respostas erradas na prova, essa dica não funcionará bem.

Essas 5 dicas são comprovadamente eficientes, pois quando são aplicadas, aumentam muito a probabilidade de acertos ao invés de chutar sem nenhum critério. As próximas duas dicas não são baseados em fundamentos estatísticos comprovados, mas existem muitos boatos que elas também funcionam:

6º Dica – Letra A
Muito se diz que o examinador que está elaborando a questão não gosta de colocar a resposta logo na primeira alternativa pois dá a impressão que está facilitando muito a vida do candidato, então segundo essa teoria na dúvida não chute na A.

7º Dica – Letra C
Ao contrário da letra A, dizem que geralmente o examinador tem a tendência de colocar mais respostas C, então na dúvida deve sempre optar por ela, além disso, os mais religiosos e supersticiosos acreditam que a letra C, por ser a primeira letra de Cristo, pode ajudar a quem precisa e merece.

Boas, estatísticas e boatos à parte, estudem sempre para não ter que precisar chutar. Boa Sorte!
Última atualização ( Ter, 02 de Setembro de 2008 12:53 )

Fonte: Master Concursos

9 Comments on “Dicas sobre como “chutar” certo em provas de concursos

  1. Anonymous

    Tem também a dica para evitar o pega-ratão.

    Uma das últimas etapas na elaboração das provas de concurso/vestibulares consiste em redistribuir a ordem das assertivas. Algo tipo mudar uma alternativa que antes era “C” para “A”. Esta etapa evidentemente também tem a finalidade de fazer com que o candidato erre. Para evitar ser vítima desta armadilha poderosa a dica é se habituar a analisar as alternativas sempre a partir da última. Toda a logística de redistribuição é baseada na leitura de cima para baixo, logo, lendo de baixo para cima você se livra disso facilmente.

  2. Anonymous

    outra que funciona é a alternativa mais longa.

    a) comi maçã podre
    b) peidei no elevador
    c) andei descalço e queimei o pé
    d) comi uma pizza no toninho e estava boa
    e) chutei o balde

    a letra D seria a correta

  3. Anonymous

    risos… até agora estou rindo… Dica do pega ratão… ahahahahahahahahaha
    Existem probabilidades mas as estatísticas são muito baixas. Mas entre chutar e tentar vale a pena não chutar pq o cespe anula aquela que você sabia e aí vc vira RATÃO… hahahahaha

  4. gabriella

    Complementando a dica da exclusao… sempre uso e sempre fnciona pq é logica…
    Se há 2 alternativas com a mesma logica, com o mesmo sentido, as 2 estarão erradas. Pq se tiverem o mesmo sentido nao tem como 1 estar certa e a outra, errada.

  5. Gilberto

    gostei das dicas, qd chuto eu vo de eliminação na maioria das vezes mesmo.

  6. Gabriela

    A melhor dica de todas é confiar em Deus porque ele é a resposta para todos os problemas!!!

  7. Katia

    Fala sério Gabriela, não estude não pra ver quem vai te salvar. hahaha

  8. Juraneide Rosendo

    boa kátia estou rindo até agora kkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *