Tudo sobre concursos públicos e concurseiros

Ministério da Fazenda 2012 – Edital do ATA sai a qualquer momento

concurso ATA 2012

Foi publicado no Diário Oficial da União, em 17/05/2012, autorização do tão esperado concurso do Ministério da Fazenda-2012. São 463 vagas, para o cargo de Assistente Técnico-Administrativo -ATA –  nível médio. A remuneração inicial é de R$2.690,02.

O prazo para divulgação do edital é de seis meses a partir da data da autorização. Segundo a portaria, o preenchimento das vagas acontecerá partir do mês de outubro deste ano. O concurso se realizará para que sejam substituídos os terceirizados irregulares, até o dia 31 de dezembro,  conforme o acordo feito com o Ministério Público do Trabalho.

A última seleção (2009) foi composta de provas objetivas e versou sobre as seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo;
  • Conhecimentos Básicos de Informática;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Tributário;
  • Direito Previdenciário.

Estudar antecipado é a base do sucesso para qualquer concurso. Para os candidatos a Assistente Técnico-Administrativo, segue abaixo o link do último concurso (2009), cuja banca organizadora foi a Esaf.

Visualizar: Edital ESAF n. 15, de 26 de fevereiro de 2009

Veja a seguir a portaria de autorização do concurso:

GABINETE DA MINISTRA
PORTARIA Nº 207, DE 16 DE MAIO DE 2012

A MINISTRA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência prevista no art. 10 do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, resolve:

Art. 1º Autorizar a realização de concurso público e o provimento, a partir de outubro de 2012, de quatrocentos e sessenta e três cargos de Assistente Técnico-Administrativo do Plano Especial de Cargos do Ministério da Fazenda.

Art. 2º O provimento dos cargos a que se refere o art. 1º está condicionado:

I – à existência de vagas na data da nomeação;

II – à declaração do ordenador de despesa responsável, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados; e

III – à substituição da totalidade dos trabalhadores terceirizados que executam atividades não previstas no Decreto nº 2.271, de 7 de julho de 1997, cujos nomes deverão constar de relação, a ser publicada previamente à nomeação dos candidatos aprovados, de acordo com o disposto no art. 1º da Portaria Interministerial MP/CGU nº 494, de 18 de dezembro de 2009, o que implicará o remanejamento de dotações orçamentárias de “Outras Despesas Correntes” para “Pessoal e Encargos Sociais”, no montante equivalente ao custo dos cargos providos, até que esta despesa esteja definitivamente incorporada aos limites orçamentários anuais de pessoal e encargos sociais do Ministério da Fazenda.

Art. 3º A responsabilidade pela realização do concurso público será do Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos, de acordo com as disposições do Decreto nº 6.944, de 2009.

Art. 4º O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses contados da data de publicação desta Portaria.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MIRIAM BELCHIOR

Merval

Sou Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas, ex-funcionário do Banco do Brasil e aprovado em diversos concursos públicos, entre os quais Caixa Econômica Federal (2 vezes), PRF, MTE, TRF, TJ-BA, Ebal, Professor Estado, Banco do Brasil, Embasa, Analista do Seguro Social (INSS), cargo que exerço atualmente. "Toda honra e toda a glória, atribuo ao meu pai celestial. Sem ele não há vitória"

View more posts from this author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>